Outro detalhe importante é a troca da lâmpada, um prazo de oito a doze meses é bastante aceitável para realizar esta troca, após este período o funcionamento do filtro será prejudicado.
Alguns cuidados devem ser tomados ao se manusear o filtro, como nunca olhar para a lâmpada diretamente.
Portanto, independente do tamanho do seu aquário ou lago, o importante é o dimensionamento correto, não adianta nada colocar uma uv de 36W para um aquário de 200 litros com uma bomba muito rápida, bomba e capacidade (W) do filtro devem estar compatíveis.
Cálculo do Tempo e Circulação de Água para 100% de Controle de Micro-organismos.
Em algumas situações de desinfecção de água, como em aquários, lagos e piscinas, etc., não se pretende uma água totalmente estéril, mas apenas livre de micro-organismos prejudiciais e de seus efeitos. No dimensionamento do filtro UV, um aspecto importante, como em qualquer filtração, é a chamada taxa de filtração (quantidade de água que passa pelo filtro UV num determinado tempo) e a totalidade de água a tratar.
Filtros UV esterilizam a água quando ela passa em contato com uma lâmpada que emite luz, particularmente na radiação ultravioleta, é importante que a totalidade da água passe pelo sistema, temos que calcular, a potência da bomba de circulação e o tempo gasto para que toda a água passe pelo sistema e seja tratada por intermédio de uma fórmula simples, pode-se saber em quanto tempo se processa toda a água ou pelo menos 99,9% dela. Basta saber o volume total da água a tratar (V), e a velocidade de processamento (B) da bomba usada.
O dado de filtrar 99,9% da água é atingido de acordo com os seguintes cálculos.
T = 9,2 x (V / B)
9,2= Constante.
T= tempo - hora
V= Volume - litros
B= Vazão da bomba - litros/h
A velocidade com que a água passa pela luz determina os tipos de organismos que o filtro é capaz de matar, e é por isso que existem à disposição filtros de UV classificados de acordo com o consumo da lâmpada.
A medida necessária para eliminar o organismo desejado é dada em Microwatts por segundo por centímetro quadrado. Dessa maneira passamos à dose necessária para eliminar os mais comuns agentes encontrados em aquários.
Bactérias são eliminadas entre 3.400 e 22.000 Mw/S/cm2.
Vírus, entre 6.800 e 440.000 Mw/S/cm2.
Protozoários entre 6.600 e 200.000 Mw/S/cm2.
Por conta desses números, assumimos que uma dose em torno de 60.000 Mw/S/cm2 é suficiente para eliminar a maior parte dos organismos indesejáveis da água do aquário.
Para eliminar de um aquário qualquer organismo que precise para tanto de uma dose de 60.000 Mw/S/cm2 de um aquário de 750 litros, é necessário um filtro UV de 64 watt por onde a água passe a aproximados 990 litros por hora.
Usando a fórmula apresentada para cálculo de tempo de fluxo, teremos.
T= 9,2 x (750 / 990) = 6,97 h ou quase uma vez a cada sete horas.
Resumo Prático:
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia.
- Alterando a fórmula para se achar a vazão (B).
T= Tempo total para passagem de 99.9% do volume total do aquário.
V= Volume total do aquário.
B= Velocidade de vazão da bomba.
T = 9,2 x (V / B) >> (T / 9,2) = (V / B) >> B= V / (T / 9,2)
Fazendo as contas para um aquário de 1000 litros.
Lembrando que precisamos a cada 12 horas ter 99.9% da água filtrada fazemos T= 12
T = 12 horas
V = 1000 litros
B= 1000 / (12 / 9,2) = 766,87 litros/h
Precisamos então de uma bomba de 767 litros/h para filtrar 99.9% de um volume de 1000 litros a cada 12 horas.
Como um filtro UV só é eficiente com uma passagem máxima de 15 L/W/H teremos agora que dimensionar a lâmpada para uma passagem de 767 litros/h.
Bomba de 767 litros/h / 15 L/W/H = lâmpada de 51 watts.
Obs.: Para o caso de aquários e lagos consideramos uma circulação adequada de duas vezes o volume total por dia e para piscinas, de 0,5 a 1 vez.